Já que a data da prova do Enem foi adiada, restou um tempinho maior para estudar. Então, mãos a obra...
Sem dúvidas, a redação é a parte primordial na avaliação do Enem. Ela ajuda muito na soma final da nota. Para chegar a este valor, somam-se as porcentagens obtidas na prova e na avaliação e divide-se por dois.
A Redação é ainda mais importante para quem vai tentar uma bolsa de estudos com a nota do Enem. Enquanto a maioria das universidades utiliza apenas a parte objetiva da prova, o PROUNI (Programa Universidades para Todos), do Governo Federal usa a média final. Por tanto, neste caso a redação corresponde a 50% da nota.
Nos últimos anos, a redação vem trazendo temas bem amplos, o que garante que ninguém fique sem escrever por não conhecer o assunto abordado. No ano de 2006, por exemplo, o tema foi "O poder de transformação da leitura".
Não deixe a redação de lado e guarde um bom tempo para desenvolvê-la. Você não tem nada a perder e pode ser bem recompensado.
Abaixo um exemplo de redação:
Ler para compreender
Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.
A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Com a sua prática freqüente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que não possuem esse hábito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.
Isso tudo é comprovado por meio de pesquisar as quais revelam que, na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria.
Porém, conter um bom vocabulário não torna-se (sic) o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.
Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.
Dicas:
>>> Se possível, faça um rascunho da redação, ajuda muito na estética do texto. A banca examinadora nem corrige redações com má aparência.
>>> A redação do enem deve ser dissertativa, ou seja, você deve argumentar e questionar o assunto, o que faz com que o leitor considere coerente a tese apresentada.
>>> O texto deve ser original e não pode conter pedaços de textos conhecidos sem aspas para indicar uma colocação.
>>> O Principal é não fugir do tema proposto, você pode até citar situações mas que estejam dentro do tema.
>>> Parece bobo, mas é importante: Antes de iniciar cada parágrafo, dê uma separação de mais ou menos dois dedos. Faça uma redação com 4 ou 5 parágrafos, cada um com no minímo 4 linhas e no máximo 6 linhas. Isso deixa o texto com uma aparência organizada e limpa.
>>> E claro, use a norma culta da língua portuguesa, mas com vocabuláro simples, para que não corra o risco de fugir do contexto ou escrever uma palavra que deixe o texto sem coerência.
Essas são algumas dicas simples, qualquer dúvida podem postar que eu respondo...